Receber Alertas Do Cemaden Enchentes e Tempestades

Cemaden Alertas De TempestadesMoradores das áreas de risco poderão ser avisados via SMS em seu telefone celular pelo Cemaden sobre desastres naturais (Deslizamentos, Enchentes, Raios e Tempestades). A medida vai ajudar a preservar a vida destas pessoas, pois serão notificadas o mais rápido possível sobre os desastres, tempestades, enchentes, deslizamentos, chuva forte e ventanias.

Esta medida é importante para preservar a vida, por enquanto só há em algumas cidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas, além de Santa Caterina e Paraná que foram as primeiras cidades), mas a partir de MARÇO/2018 será estendido para o Brasil todo.

O serviço da Cemaden empresa do Governo Federal é gratuito e para ser notificado o usuário devera enviar e cadastrar o CEP (Código de Endereçamento Postal) para o número 40199 e receber uma confirmação. O CEP (Código de Endereçamento Postal) pode ser tanto Residencial, de um trajeto onde se sabe que ira passar, assim como do próprio local de trabalho.

De acordo com o último levantamento (2011) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o estado de São Paulo tem 88 municípios com histórico de desastres causados por deslizamentos, só na capital existem 407 áreas de risco. O período de 1º de dezembro e 31 de março é considerado pela Defesa Civil como o mais chuvoso no estado de SP, por isso é recomendado redobrar a atenção.

O Atendimento já está ativo em São Paulo, Santa Caterina e Paraná e promete atingir todos os estados até março de 2018. 579 mil moradores dos dois estados já utilizam o serviço. Desde sua implementação foram disparadas 330 notificações de alertas no período de 8 de fevereiro a 10 de novembro, que resultaram em mais de um milhão de mensagens.

É possível cadastrar mais de um CEP (Código de Endereçamento Postal). Não ha limite de endereços cadastrados, porem devem ser enviados individualmente, contendo apenas um código de endereço a cada mensagem enviada para o número 40199.

Conheça a instituição que vai levar esta importante iniciativa para todos os cantos do Brasil que tiver “Ameaças Naturais”, veja: www.cemaden.gov.br/.

Uma medida simples que pode ajudar a salvar vidas !!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *